GEOCOUNTER

domingo, 21 de fevereiro de 2010

II Bienal de Psicanálise e Cultura em maio de 2010


Me pareceu interessante postar este evento visto que se trata de uma interlocução que transcende a clínica - clássico reduto dos ortodoxos. Sempre vale a pena prestigiar eventos que não sejam restritas às igrejas ..ops, digo escolas de Psicanálise.

Paixões e a Cultura, áreas que envolvem profissionais de todas as áreas, são temas universais e atemporais. Caminhando através da Psicanálise, a II Bienal de Cultura e Psicanálise de Ribeirão Preto trará, entre os dias 13 e 16 de maio, uma programação rica em reflexões sobre a contemporaneidade acerca do tema-título do encontro: “Paixão e... Paixões! - viagens às nascentes dos sentidos”.
II Bienal de Psicanálise e Cultura
O evento promete continuar o sucesso da primeira edição, que aconteceu em 2008 e trouxe para o Centro de Convenções de Ribeirão Preto mais de 500 pessoas. Dentre os convidados que participarão de mesas de debates e promoverão cursos estão psicanalistas, historiadores, artistas plásticos, músicos, bailarinos, compositores, empresários, educadores, atores e escritores. A diversidade de áreas envolvidas revela a penetração ampla das discussões, que abrangerão a paixão e a não-paixão, paixões claras e paixões obscuras em seus diversos aspectos: amizade, conhecimento, anti-conhecimento, ciúme, inveja, vingança, trabalho, artes, futebol e amor.
A abertura será realizada no Theatro Pedro II, na noite do dia 13, com a presença da mezzo soprano paulistana Regina Elena Mesquita e o pianista Marco Antônio Bernardo, que apresentarão trechos de óperas que versam sobre as paixões, como “Carmem”, “Sansão e Dalila”, e populares como Piaf, entre outras peças.
A rica programação de debates começará no dia 14 a partir das 8h, com a presença de vários especialistas, dentre eles Luis Tenório Oliveira Lima (psicanalista), Décio Cassiani Altimari (biólogo), Marlene Soares dos Santos (educadora) e a psicanalista argentina Sonia Abadi.
No dia 15, alguns dos convidados serão: Luiza Trajano Donato (empresária), Bernardo Tanis (psicanalista), Beatriz Segall (atriz) e José Miguel Wisnik (músico). A conferência de encerramento na manhã do dia 16 será proferida pela consagrada poeta e ensaísta de Buenos Aires, Ivonne Bordelois.
O encontro trará ainda exposições permanentes e apresentações culturais durante todos os dias: exposição de artes plásticas com artistas consagrados da região, exposição documental sobre a história da Psicanálise no Brasil, apresentação de vídeos com cenas antológicas do cinema, apresentações de artes cênicas, de dança e projeções de entrevistas interativas com as idéias originais suscitadas no público presente nas palestras. Dentro do espaço cênico que será montado para ilustrar a paixão nacional pelo futebol, um típico “boteco”, haverá uma apresentação musical da Ópera do Malandro de autoria de Chico Buarque de Holanda, pelo Coral Minaz. A atriz Beatriz Segall, além da participação em mesa redonda, apresentará um monólogo intitulado “A Senhora das Cartas”.
A II Bienal acontecerá no Centro de Convenções de Ribeirão Preto e é uma realização da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.


www.sbprp.org.br/bienal e www.twitter.com/bienalpsi
fonte: Assessoria de Imprensa Bienal de Psicanálise
E-mail (contato): lelepossebon@hotmail.com
Visite:
www.sbprp.org.br/bienal
retirado de:
http://pingado.terra.com.br/noticias/31445/cultura/ii-bienal-de-psicanalise-e-cultura-acontece-em-maio-de-2010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário