GEOCOUNTER

quarta-feira, 31 de março de 2010


PREFIRO SER ESTA METAMORFOSE AMBULANTE DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO

(Raul Seixas)

terça-feira, 30 de março de 2010

QUEM FOI FRANÇOISE DOLTO

FRANÇOISE DOLTO (1908 - 1988)

Françoise, nascida Marette, veio a luz em 1908, filha de uma família tradicional Parisiense. Ela era a quarta filha de uma família de sete irmãos. Foi educada nos principios da grande burguesía parisiense cuja opinião se formava com a leitura cotidiana do diario L'Action Française. Desde sua mais terna infancia, Françoise Dolto leu livros piedosos e foi mantida a distancia das coisas da sexualidade humana.Outro acontecimento contribuiu a mante-la numa situação de duelo, tedio e ignorancia: a morte de sua irmã maior, afetada em maio de 1920 por um cáncer ósseo. Dessa morte, Suzanne Marette (1879-1962), a mãe de Françoise, não se recompôs nunca, a pesar do nascimento de um último filho em 1922.
O estado depressivo em que ela que se afundou, a continuação de uma febre cerebral e de acessos delirantes, não era mais que a prolongação da melancolía que lhe afetava desde muito antes, e que só uma vida cheia de tarefas domésticas e deveres conjugais lhe havía permitido mascarar. Com essa educação, e em contato con uma mãe depressiva que, ainda que devota e amante, não era menos vítima dos ideais conservadores, a jovem Françoise Marette chegou aos vinte anos em um estado de neurose grave. Obsessionada por um principio de obesidade, invadida por pulsões violentas, era incapaz de encarar a menor relação com um homem, pensar em uma verdadeira profissão ou construir-se uma identidade.Começou sua carreira de Medicina quando tinha 23 anos. Quis ser "médica da educação", e se cruzou com a aventura pioneira do Freudismo francés, encarnada na pessoa de René Laforgue. Em 1934 iniciou uma análise com R. Lagorgue, em parte por causa de seus conflitos com a mãe. Sua cura psicanalítica começou em fevereiro de 1934 e durou tres anos. Realizou em seu destino uma especie de milagre semelhante a uma revolução da conciencia mediante o trabalho do inconsciente.
Françoise se converteu em outra mulher: uma mulher consciente de si mesma e já não alienada, uma mulher capaz de sentir-se sexualmente mulher, em lugar de ter uma imagem infantil e mortífera de sí mesma. De modo que o acesso à cultura Freudiana a despertou de sua neurose mediante a aprendizagem de um saber clínico, e a subtraiu aos prejuizos de seu ambiente.
Apesar, de sua educação e suas orígens conservou uma ardente fé católica, e a vontade de aliviar o sofrimento infantil.Desde seu nascimento, parece haver estado marcada pelas ambiguidades advindas da sua originalidade e ao mesmo tempo marginalidade. Filha de uma família tradicional Parisiense, ela se rebelou contra as idéias conservadoras de sua época, tornando-se médica e psicanalista.Dolto cedo se engajou na psicanálise. Desde 1953, Dolto e Lacan trabalharam conjuntamente, num movimento psicanalítico francês, pelo estabelecimento psicanalítico internacional. Dolto teve maior influência e interesse com crianças e na educação.Em 1942, Françoise casa com Boris Dolto, que mais tarde seria um especialista eminente de fisioterapia na França. Tiveram três filhos: Jean-Chrysostome, Grégoire e Catherine.Colega de Jacques Lacan, foi com ele um dos membros fundadores da Escola Freudiana de Paris, em 1964. Dedicando-se à psicanalise infantil, escreveu inúmeras obras sobre o tema, como Quando os pais se separam. Em 1979 fundou a Casa Verde, centro destinado a crianças com menos de três anos, acompanhadas dos pais, onde se tenta prevenir, pela palavra, eventuais problemas de relacionamento. Após trabalhar com crianças psicóticas e autistas, inventou as Casas Verdes que tem como um dos seus objetivos a prevenção. É uma espécie de creche, onde os pais ou acompanhantes podem também frequentar. Existe um psicanalista sempre para escutar se dirigir a esses pais e seus bebês.
Dolto deu uma definição simples e importante de prevenção em psicanálise: "prevenir é atender alguém quando este precisa". Com enorme êxito, o projeto hoje se espalha por diversos países.
Pediatra primeiramente, segue fazendo sua formação analítica, tornando-se uma psicanalista de aguda escuta clínica, com um estilo próprio de clinicar e fazendo avançar teorica e tecnicamente o tratamento psicanalítico de crianças. Desde o início de sua vida profissional, esteve voltada para os problemas e o sofrimento da infância. Nos seus estágios em Hospitais e Serviços Psiquiátricos com adultos, logo dá-se conta de que “...não é a partir dos dezoito anos que se deve tratar dessas pessoas, é desde a infância. Todas estas pessoas que chegam num estado delirante, tudo o que elas contam, são sempre coisas da infância.” (Dolto, 1990)
Uma das principais contribuições de Françoise Dolto foi a de reconhecer a criança, desde a mais tenra idade, como um sujeito de si mesma, de acordo com a psicanálise, que considera o paciente como sujeito de seus desejos inconscientes. Para Françoise Dolto, a concepção é um encontro a três e não apenas a dois: "Sozinha, cada criança se dá a vida pelo desejo de viver". Desde o momento da concepção, o feto é portanto um ser humano em desenvolvimento. Ele está em comunicação inconsciente com a mãe.Françoise Dolto descreve o desenvolvimento da criança como uma série de "castrações": umbilical com o nascimento, oral com o desmame, anal quando começa a andar e aprender a usar o banheiro. A cada vez, a criança deve separar-se de um mundo para se abrir a um mundo novo.
Cada uma dessas castrações é uma espécie de provação da qual a criança sai mais crescida e humanizada. A responsabilidade dos pais é ajudá-la a superá-las com sucesso.Desenvolveu um aspecto da psicanálise com enfoque psicopedagógico e educação popular. Estava interessada em utilizar a psicanálise para melhorar a vida diária de pais e crianças, idéias psicanalíticas da vida cotidiana. A combinação de espiritualidade, empatia, e um talento para conversas diretas junto ao público, fez-lhe muito popular dentro da cultura psicanalítica francesa.
Françoise Dolto não se contentou em ser a psicanalista excepcional e a especialista em crianças que todos conhecem. Empenhou-se em tornar sua experiência viva e transmissível, sempre à disposição daqueles que desejassem encontrá-la e interrogá-la a partir das dificuldades experimentadas em sua própria prática. O combate em favor da “causa das crianças” fazem de Françoise Dolto uma referência obrigatória na abordagem da psicanálise com criança.Durante os últimos quinze anos de sua vida, a través do radio e depois da televisão, ela continuou lutando em favor da "causa das crianças" a qual havía dedicado toda sua vida de clínica. Se converteu na figura mais popular da França Freudiana, porém foi criticada pelo ambiente psicanalítico, que lhe reprovava que levara o divã para as ruas.
No momento de enfrentar "a passagem", a pesar da enfermidade que lhe levava (uma fibrose pulmonar), Dolto conservou sua lucidez. Morreu em sua propria casa, rodeada dos seus e sem haver perdido sua fé cristã.Françoise Dolto faleceu em 1988, com 80 anos, deixando trabalhos de dimensões internacionais, mais de dois milhões de cópias de livros vendidos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Um Indio Muito rock and roll

Trechos da carta que o Cacique Seattle enviou aos politicos norte-americanos e a seu presidente:
O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra (...) Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra (...) Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo (...) A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende.Não se pode encontrar paz nas cidades do homem branco. (...) Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra (...) Depois de abatido o último bisão e domados todos os cavalos selvagens, quando as matas misteriosas federem à gente, quando as colinas escarpadas se encherem de fios que falam, onde ficarão então os sertões? Terão acabado. E as águias? Terão ido embora. Restará dar adeus à andorinha da torre e à caça; o fim da vida e o começo pela luta pela sobrevivência. (...) Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda a sua força, o seu poder, e todo o seu coração, conserva-a para os seus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Esta terra é querida por Ele. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Nosso lar - o Filme

Sairá, em breve, um ótimo filme
inspirado em livro psicografado por CHICO XAVIER
o título deve ser identico: NOSSO LAR.
Aí vai uma previa. O trailer do filme esta ótimo.

Link: http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=trailer-do-filme-nosso-lar-04021C376ADC997326&mediaId=1737578

quarta-feira, 24 de março de 2010

Atendimento de cura aos animais







O Terreiro do Pai Maneco começará um trabalho novo. Haverá atendimento de cura aos animais pelas entidades espirituais que ali trabalham. Há um bom tempo esta idéia vem sendo pensada e com muito carinho foi acolhida por todos do terreiro, pois todo umbandista aprende desde logo a força e a importância de se cuidar bem destes seres que carregam em si a força de Oxóssi, o orixá das matas. No link pode-se conferir a postagem no Blog do Pai Maneco. O Raulzinho curtiu muito e estará lá tomando as vibrações abençoadas dos caboclos, pretos velho e erês da Umbanda.

Saravá os animais.

Saravá o Pai Maneco.

Saravá o Pai Fernando!

Link:
http://paimaneco.blogspot.com/2010/03/atendimento-aos-animais.html#comments

segunda-feira, 22 de março de 2010

HENDRIX - ROCK CIGANO



O baú Hendrixiano é tão extenso quanto o do nosso conterrâneo Raulzito. As gravações com o monstro sagrado da guitarra são tão saborosas e libertárias quanto as Seixianas. Esse disco foi gravado com a famosa banda de ciganos de Hendrix, entre outros Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria.


fonte: Blogger Eu Ovo

Cobrar português na faculdade? Imagina só...

Deu no Blog Anauê



Eu não teria dito melhor. Achei péssima a reportagem da Veja, por tudo que subrepticeamente é passado ao leitor. Induz a acreditar que as religiões de nosso país que não são dominantes ou cristãs, são seitas. Que o uso de ervas é feito de forma indiscriminada e ignorante. Preconceito e ignorância. Perderam a chance de se calarem e entrevistarem a família dos mortos. Apenas uma foto. Tenho certeza, a família não pensa da mesma forma. Culpar o chá? Não vêem que isto é estratégia da defesa pra desculpabilizar o assassino? Confiram no blog Anauê no link acima.

sexta-feira, 19 de março de 2010

É HOJE


Marcelo Nova pisa pela primeira vezno palco do John Bull Pub de Curitiba em um novo show. Terá a participação de seu filho e a casa anuncia também algumas surpresas. Na abertura show de "Raulzito". Nós vamos!

Descobri


O eremita um dia foi professor. Quando descobriu que seus alunos eram surdos e suas palavras inúteis, calou-se...e foi ser feliz.

quarta-feira, 17 de março de 2010


NO ESTÚDIO GRAVANDO MAIS UM TRABALHO QUE IRÁ SE DESTACAR NO ROCK CURITIBANO, MAS O CHULÉ, É TAO ANTIGO QUANTO O ROCK AND ROLL...
DA-LHE RODRIGO PORCO!

segunda-feira, 15 de março de 2010

FESTA DE IEMANJA 2010


Foi realizada no ultimo sabado em SC a Festa de Iemanjá (ou Yemanjah) uma festa muito rock and roll organizada pelo TPM para ressaltar sua posição inexoravel a favor da democracia, dos direitos das mulheres, das crianças, dos homens, da natureza e do planeta. Um grito contra a intolerancia e o preconceito. Que o sol da cidadania ilunine as mentes governantes e que os pés descalços na areia sejam compromissos com alteridade e os ideais coletivos. Uma linda festa que espalhou em ondas a esperança por um mundo mais justo e fraterno. Saravá, atitude e muito rock and roll para o mundo. Odoya !

domingo, 14 de março de 2010

BANDA GAIA - made in Paraguay


Ni los Gaia lo esperaban, pero se viene el 5to cd de la banda. Así es, y gracias a que el baterista y gran amigo Diego Riveros viajará por unos meses a perfeccionarse en su instrumento, el grupo tomó la decisión de adelantar el inicio de la grabación de lo que será ya el 5to material de estudio. Según los integrantes gran parte de la culpa la tiene Diego Riveros, porque si Diego no viajaba este disco hubiese tardado bastante más tiempo en arrancar, ya que sabemos que en el Paraguay todas las bandas están viviendo una época de escases de shows, escases de lugares para tocar y escases de auspiciantes que banquen los proyectos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

A PSICANÁLISE

"A cura psicanalítica traz à luz as motivações inconscientes: se, devido ao que se passa no seu Inconsciente, um ser humano sofre, é falando seu sofrimento que ele vai sair de sua dificuldade. A palavra esta é a descoberta da psicanálise; a palavra como mediadora de tudo que se passa em nós de doloroso, a partir do momento em que ela pode ser dita e escutada, falada e assumida. Vai-se ao psicanalista para falar, e, quando se sai, está-se parcialmente liberado de si mesmo. O psicanalista não dirige nenhuma ação, ele escuta o sofrimento. Ele limita-se a escutar alguém que quer comunicar-se com ele. O analisando encontra seu próprio caminho a partir do momento em que encontra o sentido de sua própria história, o sentido dos seus desejos. (1988, p. 10).

Dolto, F. (1988). Dificuldade de viver: psicanálise e prevenção de neuroses. Porto Alegre: Artes Médicas

quinta-feira, 11 de março de 2010


AVE MARIA DA RUA
No lixo dos quintais
Na mesa do café
No amor dos carnavais
Na mão, no pé,
OhTu estás, tu estás
No tapa e no perdão
No ódio e na oração
Teu nome é Yemanjah,
Yemanjah
E é Virgem Maria

É Glória e é Cecília
Na noite fria
Ou, minha mãe, minha filha
Tu és qualquermulher
Mulher em qualquer dia
Bastou o teu olhar
Teu olhar pra me calar a voz
De onde está você
Rogai por nós, minha mãe, minha mãe
Me ensina a segurar a barra de te amar
Não estou cantando só
Cantamos todos nós
Mas cada um nasceu
Com a sua voz,
Pra dizer, pra falar
De forma diferente
O que todo mundo sente
Segure a minha mão
Quando ela fraquejar
E não deixe a solidão me assustar
Minha mãe, nossa mãe
Mata minha fome
Nas letras do teu nome
Mata minha sede
Na glória do teu nome.
Raul Seixas/Paulo Coelho

terça-feira, 9 de março de 2010


Canção Do Vento
(Raul Seixas/Kika Seixas)
Lá vai o vento, Brasil adentro
Lá vai o vento, Brasil adentro
Vento, vento zangado
Desmancha os cabelos da velha do lado
Sopra teu longo assovio
E brinca de roda com quem tá parado!
Lá vai o vento, Brasil adentro
Lá vai o vento, Brasil adentro
Vai, arrasta a chuva
Assanha estas nuvens de tempestade
Mas sopra doce o teu sopro
No rosto do moço que fala a verdade
Lá vai o vento, Brasil adentro
Lá vai o vento, Brasil adentro
Dos anjos da luz
Das bestas sua igualha
Dos anjos da luz
Das bestas sua igualha
Vento que venta cantando
Embala as palmeiras na beira do mar
Conta a história das matas
Do verde das terras do lado de cá
Assopra e faz ventania
De noite ou de dia
Trazendo recados
Vento que varre os sertões
Levando notícias
Não fica calado
Dos anjos sua luz
Das bestas sua igualha
Dos anjos da luz
Das bestas sua igualha
Lá vai o vento, Brasil adentro
Lá vai o vento, Brasil adentro

MAIS ALÉM DA TOLERÂNCIA


Encontramos cada vez mais propostas que ratificam que o enfrentamento do preconceito e da intolerância é construído coletivamente de modo firme, mas sem perder a ternura. Estabelecer formas democraticas de escuta e conhecer o outro nos permite ir mais além da tolerância, ou seja nos permitem a aceitação do outro como é . Isso vale para a cultura, para a arte, para a religião e para a política. Mas a intolerância e o preconceito perdem sua força quando nao há uma aceitação resignada dessa opressão. Só é escutado que tem voz!

domingo, 7 de março de 2010

Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia em Curitiba



Nos dias 20 a 23 de outubro de 2010 a Sociedade Brasileira de Psicologia realizará a sua XL Reunião Anual em Curitiba no ExpoUnimed. (http://www.expounimedcuritiba.com.br/)
Interessante para os profissionais, professores e alunos do Paraná e Curitiba.

sábado, 6 de março de 2010

Congresso de Psicanálise em 2010 no Rio - A Psicopatia da Vida Cotidiana


Do dia 20 a 22 de maio ocorrerá no Rio o congresso de Psicanálise do Círculo Brasileiro de Psicanálise cujos temas de trabalho se afiguram especialmente importantes em nosso tempo, a saber:

1. PAIXÕES QUE MATAM
2. INCESTO E PEDOFILIA
3. MARCAS CORPORAIS E DISTURBIOS ALIMENTARES
4. SACHER-MASOCH E SADE NO SÉCULO XXI
5. TRANSMISSÃO PSÍQUICA TRANSGERACIONAL
6. CO-DEPENDENCIAS EMOCIONAIS TÓXICAS
7. SERIAL KILLER:O NOVO HERÓI
8. NORMALIDADE PERVERSA
9. PAIS LETAIS
10. INFANCIA E ADOLESCÊNCIA: POLIMORFOS MUITO PERVERSOS
11. A LEI E AS LEIS: PSICANÁLISE E DIREITO
12. PAI MÍNIMO E VIOLÊNCIA MÁXIMA


Recomendo aos interessados em psicanálise o presente congresso que, além destes temas interessantíssimos, contará com a presença de Joel Birmam que possui trabalhos maravilhosos e é figura importantíssima da psicanálise brasileira.

A inscrição de trabalhos acontece até dia 15 de março: CORRAM!!

quarta-feira, 3 de março de 2010