sábado, 31 de outubro de 2009
MANIFESTO PELA PAZ E CIDADANIA
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
QUERO PAZ E QUERO JUSTIÇA
PAZ CURITIBA PAZ
Imagine...Imagine que não existe paraíso. É fácil se você tentar. Nenhum inferno abaixo de nós. E acima apenas o céu. . Imagine todas as pessoas vivendo para o hoje. Imagine não existir países.Não é difícil de fazê-loNada pelo que lutar ou morrer e nenhuma religião também. Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz. Talvez você diga que eu sou um sonhador. Mas não sou o único. . . Desejo que um dia você se junte a nós e o mundo, então, será como um só. Imagine não existir posses. Surpreenderia-me se você conseguisse. Sem necessidades e fome. Uma irmandade humana. Imagine todas as pessoas compartilhando o mundo. Talvez você diga que eu sou um sonhador. Mas não sou o único. Desejo que um dia você se junte a nós... E o mundo, então, será como um só.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Data: 6 e 7 de novembro de 2009
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul – Campo Grande, MSParceria: Observatório da Diversidade Cultural Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul Observatório da Diversidade Cultural
Objetivos: Difundir o conteúdo e os objetivos da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, especialmente junto aos gestores públicos e privados de cultura, em todos os níveis da Federação, para que todos os entes federativos se apropriem do seu conteúdo. Adotada pela Assembléia Geral da Unesco em outubro de 2005 e promulgada no Brasil em agosto de 2007, a Convenção tornou-se um documento jurídico essencial para as políticas públicas de cultura no país e nos outros 98 países que o adotaram até esta data.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
PAZ CURITIBA PAZ
A cor não mata. A cor foi um presente de Deus. A cor celebra os Orixás e a beleza do universo. A cor dá nome ao mundo. A cor é vida. A cor é a palavra. A cor é luz, movimento e som. . A cor é Zambi. Os olhos que deveriam ver a riqueza da diversidade enxergam a miopia do preconceito e a cegueira do ódio.
No coração de uma mãe e de uma família uma dor que não precisava existir. Nenhuma palavra cessará essa dor, mas talvez possam ajudar nessa caminhada. Espero que as autoridades não a aumentem com a injustiça. Ontem quando soube do fato o meu coração ficou triste com por essa amiga querida e pela dor que sente. Quantas vezes se disse que os pais não deveriam enterrar seus filhos. Pura verdade.
Neste domingo passado destruíram vários ônibus, brigaram e tumultuaram em vários pontos da cidade. Neste domingo de Atletiba a vida foi banalizada e humilhada, reduzida a uma cor que sei La quem achou que era a cor errada.
Não aceito esse caminho para a juventude. Não quero isso para a cidade que adotei e escolhi pra formar minha família. Não aceito deixar de sonhar. Não troco as cores da vida. Não aceito as canções de ódio. Não aceito a intolerância e o preconceito. Não aceito banalizações organizadas. Sou cidadão que paga os impostos e cumpre suas obrigações. Qual é a resposta da policia e da justiça? Qual a resposta dos políticos? E o Coritiba e Atlético que vão fazer? E os meios de comunicação?
Quero uma Curitiba com paz. Quero a vida em cores de amor. Quero respeito pelos direitos humanos. Quero respeito pela vida humana. Quero escutar no vento as canções das folhas e das águas. Quero poder escutar os pássaros. Chega de violência. Quero escutar o vento soprando a paz e o amor.
Blowing In the Wind (Bob Dylan)
Soprando no vento
Quantas estradas precisará um homem andar
Antes que possam chamá-lo de um homem?
Sim e quantos mares precisará uma pomba branca sobrevoar
Antes que ela possa dormir na praia?
Sim e quantas vezes precisará balas de canhão voar
Até serem para sempre abandonadas?
A resposta meu amigo está soprando no vento
A resposta está soprando no vento
Quantas vezes precisará um homem olhar para cima
Até poder ver o céu?
Sim e quantos ouvidos precisará um homem ter
Até que ele possa ouvir o povo chorar?
Sim e quantas mortes custará até que ele saiba
Que gente demais já morreu?
A resposta meu amigo está soprando no vento
A resposta está soprando no vento
Quantos anos pode existir uma montanha
Antes que ela seja lavada pelo mar?
Sim e quantos anos podem algumas pessoas existir
Até que sejam permitidas a serem livres?
Sim e quantas vezes pode um homem virar sua cabeça
E fingir que ele simplesmente não ver?
A resposta meu amigo está soprando no vento
A resposta está soprando no vento
domingo, 25 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
AVALIAÇÃO DA FREQÜÊNCIA DE DEPRESSÃO EM PACIENTES
COM ENDOMETRIOSE E DOR PÉLVICA
CAROLINA LORENÇATTO, MARIA JOSÉ NAVARRO VIEIRA, CRISTINA LAGUNA B. PINTO, CARLOS ALBERTO PETTA*
Trabalho realizado no Ambulatório de Endometriose do Departamento de Tocoginecologia
do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/FCM/UNICAMP), Campinas, SP.
Artigo Original
INTRODUÇÃO
A endometriose é uma ginecopatia que acomete mulheres em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa. Consiste na presença de endométrio em locais fora do útero, sendo uma doença progressiva que
pode provocar lesões no aparelho reprodutor, e como resultado disso, o aparecimento de manifestações dolorosas e infertilidade1. Estima-se que a endometriose seja responsável por 40% das queixas de dor pélvica
crônica e por 35% dos casos de infertilidade feminina. A incidência média da doença é bastante discutida; acredita-se atualmente que atinge em torno de 15% na população feminina em idade reprodutiva1,2. Considerada como doença enigmática, de etiopatogenia incerta e tratamento variável, a endometriose é referenciada como “doença da mulher moderna”, sendo analisada pelo ponto de vista biopsicossocial. Atualmente, a mulher está propensa a uma menarca mais precoce, menor número de gestações (e cada vez mais tardias), o que implicaria em maior número de menstruações e, portanto, maior exposição à menstruação retrógrada. Além disso, a videolaparoscopia, que é um método que se popularizou nos últimos anos, possibilitou um maior número de diagnósticos1,3. O estresse e a ansiedade são vistos como fatores que poderiam contribuir para o desenvolvimento da endometriose, como também cronificar o processo etiológico1. Por isso, para alguns autores, a avaliação do perfil psicológico da paciente pode ser elemento de ajuda para o diagnóstico de endometriose. Sugere-se que essas mulheres apresentam certas características emocionais perceptíveis na prática clínica: elevado coeficiente intelectual, perfeccionismo, egocentrismo, ansiedade e estresse psíquico4. Buscando encontrar um perfil psicológico associado à endometriose, Low et al.5 avaliaram 81 mulheres com dor pélvica, sendo 40 casos de endometriose e 41 de outras ginecopatias. As pacientes com endometriose apresentaram índices mais elevados de introversão e ansiedade quando comparado ao outro grupo. Alguns traços de personalidade de pacientes com endometriose foram delineados através de um estudo exploratório conduzido por Abrão et al.1. São eles: ansiedade, auto-exigência, insegurança, mecanismos de defesa estruturados, alta capacidade de controle e comando, intolerância diante das falhas huma-
*Correspondência:
Caixa Postal 6181 – Cep: 13083-970
Campinas – SP – Fone: (19) 32892856
Fax: (19) 32892440
E-mail:ramb@amb.org.br
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Cansaço e neurose
É mais difícil praticar exercícios físicos quando o cérebro está cansado de tanto pensar, apesar da atividade intelectual exaustiva não afetar a oxigenação do sangue ou a força dos músculos. Resultados de um estudo publicado no Journal of Applied Physiology sugerem que a percepção de cansaço físico é maior nessas condições, pois é como se o cérebro recusasse o esforço adicional de ter de coordenar o corpo.
Participaram do experimento 16 voluntários em duas situações, realizadas em dias diferentes. Primeiro foram submetidos a uma tarefa mental difícil que exigia muita atenção, memória e reações rápidas, com duração de 90 minutos. Em seguida foram para a bicicleta ergométrica, em velocidade rápida, para observar quanto tempo conseguiam permanecer pedalando. Na segunda situação, a atividade física foi a mesma, mas precedida da exibição de um documentário de tema ameno, também com duração de 90 minutos.Enquanto os participantes pedalavam, os pesquisadores mediram variáveis fisiológicas como batimentos cardíacos, consumo de oxigênio, níveis de lactato no sangue, entre outras. Não houve diferenças significativas entre as duas situações. No entanto, depois da tarefa mentalmente exaustiva, os voluntários relataram maior esforço para ficar na bicicleta e a abandonaram depois de um tempo em média 15% menor quando comparado ao dia em assistiram ao filme antes da malhação.Segundo os pesquisadores, é possível que o cansaço mental diminua os níveis de dopamina no cérebro, neurotransmissor relacionado à motivação e ao esforço. Outros estudos em humanos mostram que a atividade intelectual intensa ativa o córtex anterior cingulado. Fonte: Viver mente e Cérebro
COMENTÁRIO
A exaustão mental não refere-se apenas a atividades puramente intelectuais ou de solução de problemas externos do dia a dia.É sabido que o indivíduo que esforça-se por resolver conflitos internos despende esforço e energia capazes de deixá-lo exausto para quaisquer outras atividades que teria possibilidade e interesse em outros momentos. Ainda que não perceba qual é a fonte de sua falta de energia, o sujeito neurótico está constantemente às voltas com suas questões inconscientes e para delas dar conta, utiliza-se de boa parte de seu repositório. Numa análise, uma das tarefas realizadas é a transposição do conflito inconsciente para a consciência, abrindo a possibilidade de lidar com ele nesse âmbito, liberando assim a energia para outras atividades e quereres do sujeito.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Burning Love (Dennis Linde)
Like the sweet song of a choir
You light my morning sky
With burning love
Ooh, I feel my temperature rising
Help me, I'm flaming
I must be a hundred and nine
Burning, burning, burning
And nothing can cool me
I just might turn into smoke
But I feel fine
Cause your kisses lift me higher
Like a sweet song of a choir
And you light my morning sky
With burning love
It's coming closer
The flames are now licking my body
Won't you help meI feel like
I'm slipping away
It's hard to breathe
And my chest is a-heaving
Lord have Mercy
I'm burning a hole where I lay
Your kisses lift me higher
Like the sweet song of a choir
You light my morning sky
With burning love
With burning love
Ah, ah, burning love
I'm just a hunk, a hunk of burning love
Just a hunk, a hunk of burning love
Just a hunk, a hunk of burning love
Just a hunk, a hunk of burning love
Vai pro seu trabalho todo dia
Toda vez que eu sinto o paraíso
Pedro, onde você vai eu também vou
Tente me ensinar das tuas coisas
Lembro, Pedro, aqueles velhos dias
Pedro, onde você vai eu também vou
Todos os caminhos são iguais
E eu não tenho nada a te dizer
Pedro, onde você vai eu também vou
É que tudo acaba onde começou
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
domingo, 18 de outubro de 2009
AGORA QUEM DA BOLA É A MARTA...
sábado, 17 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
PARABENS PROFESSOR XESUS JARES
P A R A B E N S , PROFESSORES !!!
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Tenho fé no meu passado....
Sim, você aprendeu nas ruas a ser gente
Tenho fé no meu passado...