GEOCOUNTER

domingo, 29 de novembro de 2009

LIBERDADE DE CULTURA E DE FÉ!

Uma professora da Escola Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, Macaé, RJ, teria sido afastada pela direção por ter dado uma aula sobre religiões afro-brasileiras.Na aula, usou o livro "Lendas de Exu", de Ademir Martins, recomendado pelo próprio MEC. A diretora teria alegado que a comunidade local é evangélica. A professora diz que vai à Justiça.Depois concluir um curso de pós-graduação em cultura africana e afro-brasileira oferecido pela Prefeitura, Maria Cristina foi punida pela diretora da escola, com o afastamento de sala de aula, justamente porque “ousou” dar uma aula sobre religião africana, usando o livro “Lendas de Exu”, de Ademir Martins, editado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC.O livro ela pegou na biblioteca do colégio, e traz o carimbo de recomendação da própria Prefeitura de Macaé.Em 18 anos de magistério, Maria Cristina disse que nunca tinha passado por uma situação semelhante. Segundo ela foram 20 dias de sofrimento, por causa de uma punição injusta porque entrou em sala de aula para aplicar uma determinação do Governo Federal, que criou uma lei para ao educador aplicar e ele se sente constrangido:— A diretora me ameaçou dizendo: “Ou você pára ou eu vou lhe colocar pra fora. A comunidade aqui é evangélica, se você não parar vai ter que sair”.É muito doloroso, pois isso aconteceu depois que eu me aprofundei na cultura afro e vi que está na hora de mostrar essa beleza cultural, além do que o colonizador fez com negros e índios. Uma história que está abafada desde o meu tempo de aluna.Maria Cristina disse que nesta sexta-feira, 3 de outubro, vai entrar com uma ação no Ministério Público contra a diretora da escola, por causa das humilhações que sofreu.O caso dela recebeu a solidariedade da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que fez uma moção de desagravo publicada pelo jornal Extra.Insatisfeita com a repercussão da história, a diretora, além de ameaçar Maria Cristina com o afastamento da escola, afixou no quadro de avisos da sala dos professores a notícia do jornal ao lado do texto de um provérbio bíblico, sublinhando a palavra “mentirosa” e a citação “testemunha falsa que profere mentiras”.O caso da professora de Macaé se configura como um grave atentado à liberdade de expressão religiosa, que fere a Constituição e a Lei federal 10.639 (que determina o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas).E nesse caso há perguntas que continuam sem respostas.Por exemplo:Que medidas o Governo federal pretende adotar para que a legislação seja respeitada?Quais os mecanismos o MEC tem para controlar o não cumprimento do ensino obrigatório das culturas africana e afro-brasileira nas escolas?(matéria na íntegra: http://www.abi. org.br/primeirap agina.asp? id=3229) Fonte: FUEP

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PAZ CURITIBA!


O Deputado Caíto apresentou esta semana, na Assembléia Legislativa do Paraná Projeto de Lei que institui no calendário oficial do Estado do Paraná, o dia 4º domingo de mês de outubro como “O DIA DA PAZ ENTRE AS TORCIDAS."
Em sua justificava o Deputado Caíto argumenta que a cada partida de futebol a sociedade contabiliza os prejuízos causados pelo vandalismo que invade as cidades, principalmente no entorno dos estádios. Embora os esforços das equipes de segurança pública ou privada sejam extremados para não haja tais acontecimentos, a cada partida de futebol novos acontecimentos, nefastos, são produzidos por vândalos e marginais misturados entre os torcedores. O Deputado lembrou que no dia 25 de Outubro de 2009, entre notícias que precedem as partidas de futebol, fomos surpreendidos por um fato isolado que estarreceu a sociedade paranaense: o atropelamento do estudante de direito da Faculdades Curitiba - JOÃO HENRIQUE MENDES XAVIER VIANA, 21 anos, na saída de um estádio na cidade de Curitiba. O fato consumado, seguido de milhares de manifestações nas ruas e na rede mundial de computadores, através do documento “MANISFESTO PELA PAZ E PELA CIDADANIA”, encaminhado às autoridades e jornalistas de todo o país, traz-nos a reflexão de que tal situação jamais poderia ter acontecido, mas se aconteceu não poderá passar despercebido aos olhares atentos da sociedade civil representado por este legislativo. Além de se tratar do estudante e do filho João Henrique, trata-se também do jovem João Henrique que teve, abrupta e violentamente, todos seus sonhos interrompidos apenas por ter ido a um estádio de futebol. O Deputado Caíto falou que “com a aprovação do projeto teremos a oportunidade da conscientização das torcidas; os amigos e familiares do João Henrique continuarão com a caminhada para combater a banalização da violência: por mais que se vá à guerra, ninguém sai de casa para morrer! Esta data é oportuna para que as torcidas organizadas prestem conta, nas tribunas disponíveis, de um balanço anual que demonstre as ações tomadas para que seja coibida a violência nos estádios e que o futebol continue sendo o programa da família paranaense - esta é a grande meta!”

terça-feira, 24 de novembro de 2009

UM SURFISTA MUITO ROCK AND ROLL


* PERTO DE COMPLETAR 50 (CINQUENTA) ANOS, O SURFISTA SANTISTA PICURUTA SALAZAR GANHOU NO ULTIMO FIM DE SEMANA NA PRAIA DA MACUMBA NO RIO DE JANEIRO SEU DÉCIMO TÍTULO NACIONAL NO PRANCHÃO. COM UM SHOW DE SURF. AO LONGO DE SUA VITORIOSA CARREIRA FORAM MAIS DE 150 TITULOS IMPORTANTES NO SURF.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PRA COMEÇAR BEM A SEMANA


Pensando esta semana sobre os relacionamentos humanos...casamentos.. penso aue são e devem ser dádivas de Deus. Achei esta musica lindissima do Dorival e Nana Caymmi cantando juntos. Deve ser assim..mesmo.

TUDO O QUE SE QUER
Ele:

Olha nos meus olhos
Esquece o que passou
Aqui neste momento
Silêncio e sentimento
Sou o teu poeta
Eu sou o teu cantor
Teu rei e teu escravo
Teu rio e tua estrada

Ela:
Vem comigo meu amado amigo
Nessa noite clara de verão
Seja sempre o meu melhor presente
Seja tudo sempre como é
É tudo que se quer
Ele:
Leve como o vento
Quente como o sol
Em paz na claridade
Sem medo e sem saudade
Ela:
Livre como o sonho
Alegre como a luz
Desejo e fantasia
Em plena harmônia
Ele:
Eu sou teu homem, sou teu pai, teu filho
Sou aquele que te tem amor
Sou teu par, o teu melhor amigo
Vou contigo seja aonde for
E onde estiver estou
(Ambos):
Vem comigo meu amado amigo
Sou teu barco neste mar de amor
Sou a vela que te leva longe
Da tristeza, eu sei, eu vou
Onde estiver estou
E onde estiver estou

sábado, 21 de novembro de 2009

"A universidade é o útero das classes dirigentes da nação do futuro.
Nenhuma sociedade pode viver sem universidades."
Darcy Ribeiro


"O livro é o tijolo da alma"

Darcy Ribeiro
"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".
( DARCY RIBEIRO )

PAZ BRASIL! VIVA NOSSA DIVERSIDADE

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender,e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar,pois o amor chega mais naturalmenteao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,jamais extinta."
Nelson Mandela

sexta-feira, 20 de novembro de 2009



10 ANOS SEM PLINIO MARCOS - UM CARA MUITO ROCK AND ROLL


Plínio Marcos de Barros nasceu em Santos, em 29 de Setembro de 1935, e faleceu em São Paulo, em 19 de Novembro de 1999. Filho de um bancário (Armando) e de uma dona-de-casa (Hermínia), tinha 4 irmãos e uma irmã.] “A gente veio de origem mais ou menos humilde, mas minha infância foi muito feliz, pelo menos foi muito despreocupada. Morava numa vila de pequenos bancários – na Rua das Antigas Laranjeiras - e foi nessa vila que me criei. A única dificuldade que eu tinha era exatamente o colégio. Eu não suportava a escola. [Grupo Escolar Dona Lourdes Ortiz] Levei quase dez anos para sair do primário. E quando saí já não dava mais para continuar estudando.” “Meu pai tentou me enfiar em todas as profissões possíveis. Ele dizia que, se eu tivesse uma profissão, sempre iria sobreviver. Então meu pai me botou de aprendiz de encanador. E eu acabei ficando funileiro. A minha profissão mesmo é funileiro - é o que consta no meu certificado de reservista."[Seu pai, que era espírita, também o colocou para vender livros numa banca de livros espíritas numa praça de Santos. Entre suas múltiplas atividades, inclui-se, ainda, a de estivador no cais do porto de Santos.] “ Para ser franco, eu, quando pequeno, era tido como débil mental. Não conseguia aprender. Meu poder de concentração era nenhum.”[Já adulto, afirmava que tinha sido canhoto na infância e que, pelos métodos educacionais da sua época de criança, fora forçado a usar apenas a mão direita, o que lhe dificultaria o aprendizado, impedindo-o de realizar os trabalhos escolares com a mesma rapidez dos seus colegas. Isso, dizia, teria contribuído para torná-lo alienado do processo de aprendizado. Mas, o fato é que sempre realizava todas as atividades com a mão direita, inclusive escrever. E toda a sua obra foi manuscrita.] “Queria mesmo era ser jogador de futebol. Cheguei até a jogar no juvenil da Portuguesa Santista, no Jabaquara.” “Inclusive entrei para a Aeronautica seduzido pela idéia de jogar no time dela.” [Começou a jogar na várzea santista, como ponta-esquerda, e era tido como bom jogador.] Começou a vida profissional como palhaço de circo. “Trabalhei em todos os circos, no Circo dos Ciganos, no Circo do Pingolô e da Ricardina, no Circo Toledo, Cirdo Rubi, da Aurora Viana e do Carvalhinho. Depois começou a fazer teatro amador e na decada de 50 percorria o interior paulista com a Companhia Santista de Teatro de Variedades, atuando como palhaço, humorista e ocasionalmete como ator e diretor. Foi pouco tempo depois que começou a escrever suas histórias e não parou mais. . Dizia ele: “Eu nunca fui um escritor profissional, morreria de fome se fosse viver dos meus livros.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

40 ANOS DEPOIS

Falar de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é falar não somente do melhor jogador de futebol de todos os tempos, mas também do maior esportista do século. Em qualquer parte do planeta é reconhecido e venerado por aficionados do futebol. Reis, príncipes, chefes de estado e até o Papa, conhecem suas extraordinárias qualidades de sportista e ser humano. Em 1994 - 36 anos depois de aparecer frente aos olhos do mundo, conquistando pelo Brasil a primeira de suas três Copas do Mundo, na Suécia em 1958 -, o "Rei" foi ratificado por todo o continente europeu como o melhor jogador da história do futebol, título que antes já havia sido dada a ele por toda a América. Mas quase 20 anos antes, em 1973, Pelé havia recebido a indicação de "Atleta do Século", o qual foi outorgado em Paris, superando outras lendas do esporte como Juan Manuel Fangio e Mohammed Ali. Ninguém foi como Pelé, ganhou três das quatro Copas do Mundo que participou: Suécia (58), Chile (62) e no México em 70. Ganhou 2 mundiais pelo Santos FC. Na sua carreira marcou 1.285 gols, em 1.321 partidas que jogou entre o amador e profissional. Hoje faz 40 anos que Pelé marcou o Gol 1000 no Maracanã. Seu apelo pelas crianças pareceu na época demagógico e ingênuo. Décadas depois ganhou outro status diante da fome, da violência, das ruas, da prostituição, do analfabetismo, e da exclusão que muitas crianças encontram no Brasil.

fontes: Terra, Pelenet, Sport -S

terça-feira, 17 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

BOM DIA SOL!

Amanhece, amanhece, amanhece,
amanhece, amanhece o dia
Um leve toque de poesia
Com a certeza que a luz
que se derramanos
traga um pouco,
um pouco,
um pouco de alegria !
A frieza do relógio
não compete
com a quentura
do meu coração
Coração que bate 4 por 4
sem lógica, sem lógica
e sem nenhuma razão
Bom dia sol !!!
Bom dia, dia !
Olha a fonte,
olha os montes
Horizonte
Olha a luz que enxovalha
e guia
A lua se oferece ao dia
E eu, E eu guardo cada pedacinho
de mim prá mim mesmo
Rindo louco, louco,
mais louco de euforia
Bom dia sol !!!
Bom dia, dia !
Eu e o coração
Companheiros de absurdos
no noturno
no soturno
No entanto,
entretanto
e portanto ...
Bom dia sol !!!
Bom dia, sol !
CORAÇÃO NOTURNO (RAUL SEIXAS)